Estatuto do Idoso: você sabe o que é?

O Estatuto do Idoso é uma lei orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados aos mais velhos.

Apesar de as notícias e especialistas enfatizarem que maiores de 60 anos englobam o grupo de maior risco para complicações por Covid-19, as estatísticas mostram que não é bem assim. Jovens estão sofrendo tanto quando ou até mais do que os idosos. Mesmo assim, ainda é visível o desrespeito e preconceito contra o mais velho, que é visto como frágil e dependente.

O Estatuto do Idoso, que existe para ajudar a não só clarear a mente da população, mas também para mostrar quais os direitos do idoso perante a sociedade, ainda é invisível para muitos, inclusive para governantes.

A legislação, aprovada em 2003, enfatiza itens como o direito à liberdade, respeito, dignidade, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização e trabalho, habitação, assistência social e transporte.

Ainda não conhece o Estatuto do Idoso? A RAISP te leva até ele. Basta clicar aqui  para acessar a versão moderna e acessível criada pela designer Natália Tiemi.

A publicação apresenta o conteúdo retirado do livro da Série Legislação, “Edições Câmara”, e traz o texto atualizado do Estatuto do Idoso e legislação correlata. No documento, o Estatuto está apelidado de EI! e todo o conteúdo atende visualmente às necessidades de leitura do público 60+.

0 Shares: