Vou embora pra Veranópolis!

Cidade já apresentava índices diferenciados de longevidade em 1994.

Lá você não é amigo do Rei, mas sim de todos os idosos. Veranópolis, localizada no Rio Grande do Sul, não é denominada Terra da Longevidade à toa. Desde 1994 um projeto pioneiro dá foco no envelhecimento saudável da população.

O projeto, uma parceria da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a PUC-RS, identificou os hábitos mais saudáveis dos moradores e passou a incentivar boas práticas da longevidade.

Atualmente, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) trabalha junto à Prefeitura e ao Centro Internacional de Longevidade Brasil no desenvolvimento um projeto mais abrangente, o Município para Todas as Idades, que quer transformar Veranópolis em uma cidade amigável para todas as idades. A iniciativa tem o apoio financeiro da CPFL Energia.

Adriane Parise, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade da cidade, explica que estão sendo desenvolvidas diversas ações que envolvem a criação de políticas públicas para os idosos. “Como projeto Município para Todas as Idades, nós conseguimos captar recursos via Fundo Municipal. Assim, não deixamos o dinheiro do município sair do próprio município”, conclui.

Veranópolis é um exemplo para o Brasil e se você quiser saber mais confira o vídeo do portal ViverAgora: https://bit.ly/2MDzMmE

0 Shares: