Quatro razões para você usar máscara

Especialistas medem impactos na saúde e economia se o uso da proteção não fosse implantado.

Apesar do número de vítimas do Coronavírus aumentar a cada dia, muitos ainda enfrentam resistência quanto ao uso de máscaras de proteção. Alguns são céticos quanto a sua eficácia e outros apenas não enxergam a gravidade da pandemia. Vários estudos já comprovaram que o uso da máscara ajuda na prevenção do vírus, e nós vamos te dar alguns motivos para que você comece a usar hoje mesmo.

. Máscaras protegem outras pessoas além de você

A principal forma de contaminação é através das gotículas eliminadas em um espirro. Ao utilizar uma máscara, você protege não apenas você, mas evita a transmissão para os outros, caso tenha um quadro assintomático. Caso contrário, é essencial que respeite à risca o isolamento.

Uma simulação realizada por pesquisadores da Universidade Atlântica da Flórida (EUA) ilustrou o quão eficaz cobrir o rosto pode ser para a redução o número de gotículas que são dispersas no ar e a distância que percorrem. Sem a máscara, elas podem viajar por mais de dois metros. Um lenço reduz essa distância para um metro, e um lenço de algodão dobrado diminui ainda mais o percurso, que chega a menos do que 40 centímetros.

. Você pode não saber que está contaminado

Há alguns meses, acreditava-se que apenas os contaminados deveriam utilizar máscaras, mas como dito anteriormente, é possível contrair o vírus e não apresentar nenhum sintoma. Ainda assim, você pode contaminar os outros da mesma maneira que os sintomáticos.

Estudos recentes indicaram que mais de 40% dos infectados pelo coronavírus não apresentaram nenhuma alteração no quadro de saúde, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Por conta disso, é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que todos utilizem máscaras de proteção, pois dessa forma evita que o vírus se espalhe ainda mais, principalmente para aqueles que englobam o grupo de risco (60+ e pessoas com comorbidades pré-existentes).

. Máscaras te protegem

Da mesma forma que usar a máscara evita que você transmita a doença, o caminho contrário também é muito importante. Pensemos nisso como um benefício coletivo: quanto mais pessoas bloqueiam a passagem do vírus usando máscaras, uma menor quantidade dele irá circular na comunidade. Isso reduz o risco de infecção para todos.

Um artigo publicado no jornal Health Affairs, por exemplo, descobriu que estados americanos nos quais o uso de máscaras é obrigatório tiveram uma ótima queda na taxa de crescimento diária de casos de Covid-19 comparado com estados onde não é obrigatório.

. Máscaras podem ajudar na recuperação da economia

Proteção contra o coronavírus pode não ser o único benefício das máscaras. Um artigo liberado pela empresa de investimentos Goldman Sachs descobriu que um mandato nacional para o uso de máscaras poderia servir como um substituto para o lockdown, já que ele pode diminuir pelo menos 5% do PIB americano.

Enquanto o mundo espera por uma vacina que prometa imunização da Covid-19, as formas mais eficazes de prevenção incluem a higienização frequente e adequada das mãos, distância social e claro, o uso de máscaras.

“O esforço é mínimo comparado ao benefício. É a intervenção mais fácil e barata para o efeito que causa e nível de proteção que provê. Se as pessoas fizerem essas três coisas, nós não estaríamos onde estamos hoje.”, conta Ron Waldman, professor de Saúde Global no Instituto Escola Milken de Saúde Pública da Universidade George Washington (GWU).

Fonte: AARP

0 Shares: