Quarentena: como evitar gastos desnecessários?

Importante estar atento às despesas e fazer um controle maior.

O Brasil e o mundo ainda enfrentam a pandemia do coronavírus e as consequências parecem não ter fim. Perda de emprego, longo período de isolamento, falência de empresas e superlotação dos hospitais são alguns dos problemas do nosso dia a dia.

Apesar das medidas de flexibilização da quarentena, muitas pessoas ainda estão isoladas em casa para se proteger e não transmitir o vírus, principalmente os que englobam o grupo de risco. A maior permanência em casa está gerando mais gastos, como comprovou uma pesquisa recente.

Segundo estudo da Ipsos Essentials: Cost of Living Amid Covid-19, realizada com 18 mil entrevistados, 60% das pessoas relataram um aumento no custo de vida durante a quarentena, sendo que gastos com alimentação e produtos de limpeza foram os grandes responsáveis por esse crescimento (65%). (Clique aqui para ver a pesquisa na íntegra).

Como driblar esse problema? Em primeiro lugar, é importante reavaliar os gastos fixos, como pacotes de telefone e televisão, além de reestruturá-los em uma planilha com a renda atual (se houver alteração), para medir prioridades.

Pedir ajuda também entra na lista. Se você precisar de auxílio para fazer compras de supermercado ou farmácia, peça a um familiar que tenha mais disponibilidade, assim você evita a inflação e taxas ao pedir online.

Cuidado com os golpes e crimes!

Outro ponto muito importante para não gastar dinheiro à toa é ficar atento aos golpes e fraudes, sejam eles na internet ou na sua própria casa. A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu algumas dicas que como não cair neles e a #RAISP mostra aqui para vocês:

. Deixe as portas e janelas sempre fechadas ao sair;

. Não confie em estranhos, bem falantes ou cheios de intenção;

. Todos os funcionários da Água, Luz, CTT, Segurança Social e Bancos, estão bem identificados e normalmente são conhecidos. Em caso de dúvida, não deixar entrar em casa.

A situação é mais grave quanto quando falamos da internet. A Rede Amigo do Idoso de São Paulo fez uma matéria sobre como se prevenir contra os golpes online e você pode conferi-la clicando aqui.

Fontes: Correio Braziliense, Notícias Ao Minuto, Ipsos, Exame

0 Shares: