Empréstimo consignado: oportunidade ou furada?

Tire dúvidas sobre esta modalidade de crédito.

Empréstimo (ou crédito) consignado é aquele cujas parcelas da dívida saem todo mês direto do seu salário ou benefício do INSS. Ou seja, antes do dinheiro cair na sua conta, as parcelas do empréstimo já são descontadas.

Apenas funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores com carteira assinada de empresas que tenham convênio com as instituições financeiras é que podem solicitar esta modalidade de empréstimo.

Essa segurança no pagamento permite aos bancos cobrarem uma taxa de juros mais baixa, uma vez que as garantias são melhores e o risco de crédito menor. E a desvantagem? Para o educador financeiro José Vignoli é “o comprometimento automático de parte de sua renda”.

Por isso, planeje e não faça dívidas por impulso! “Você só deve contratar um empréstimo em situações especiais de necessidade, pois o uso do crédito para financiar coisas supérfluas é sempre uma opção perigosa”, destaca.

José Vignoli, educador financeiro

Segundo Vignoli, alguns cuidados são necessários na contratação do empréstimo. “Ter suas contas organizadas para verificar a real necessidade da tomada deste empréstimo, saber exatamente quanto de sua renda já está comprometida com outras obrigações (cheque especial, carnês, parcelamentos no cartão de crédito, etc), lembrando que sempre é possível poupar para se alcançar o que se quer”, diz.

E se você já está endividado, pesquise as taxas de juros com atenção! Se você tem uma dívida com juros altos, trocá-la por uma que tenha menor juros pode ser uma boa opção.

Nosso educador financeiro termina dando um conselho valioso: “devemos viver dentro da nossa realidade e usar o crédito de forma consciente para que a realização de um sonho não se transforme num problema”.

0 Shares:
1 comentário

Comments are closed.