Saiba como se proteger dos perigos da internet

Alguns cuidados com segurança podem poupar dores de cabeça

Navegar na internet, seja no computador ou celular, nos dá infinitas possibilidades de conhecimento e contatos. Mas nem tudo que está disponível é confiável: há muitos links e promoções interessantes, que na verdade são vírus que roubam nossas informações.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a proteger desses golpes.

Quais são os perigos da internet?

Vírus, malwares, phishing e outros aplicativos maliciosos estão à solta na internet. A maioria precisa ser instalada, ou seja, o usuário precisa aceitá-los. Muitos vêm disfarçados em links de e-mail ou cliques em sites, e esses são os mais perigosos, pois sempre têm chamadas atraentes.

Para o desenvolver web, José Geraldo Magalhães, “sempre desconfie dos links muito atraentes e nunca informe sua senha em nenhum serviço online desconhecido ou respondendo a e-mails ou mensagens”.

Como se prevenir?

Sempre tenha um antivírus instalado, ativo e atualizado em seu dispositivo. “Avast, AVG, Avira, Kaspersky, McAfee e Norton são algumas das marcas disponíveis no mercado, e quase todas têm versões gratuitas para instalação, o que previne a maioria das infestações virtuais”, explica José Geraldo.

“Mas nada disso adianta se você clicar em qualquer link que apareça em seu e-mail sem refletir. Lembre-se que os bancos nunca pedem senhas ou dados bancários e ninguém oferece um smartphone de última geração a troco de um clique!”, destaca.

Diz o desenvolvedor que “a internet é um mundo virtual com todas as mazelas do mundo real, e muitos criminosos estão em busca dos usuários inocentes”.

Por isso fique atento e, na dúvida de se algo é confiável, pergunte a alguém que conheça mais sobre o assunto ou até pesquise na internet! Esses golpes que circulam especialmente no Whatsapp, oferecendo cupons ou prêmios, normalmente são logo desmentidos na internet.

Então antes de clicar, desconfie e pesquise. Assim, você poderá curtir com mais tranquilidade os benefícios do mundo online.

0 Shares: