Jogos Regionais do Idoso 2019 acontecem em Jundiaí

Mais de 2,6 mil idosos participarão da etapa final.

A etapa final da 22ª edição do JORI, Jogos Regionais do Idoso, vai acontecer entre os dias 07 e 12 de dezembro na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.  O projeto, criado em 1994 pela Secretaria de Esporte de São Paulo, tem como objetivo incentivar a socialização, integração e uma competição saudável entre os idosos. Hoje, o evento é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde.

Nessa edição, estão previstos para a final mais de 2,6 mil atletas 60+ vindos dos 200 municípios participantes, que competirão nas categorias masculino, feminino e misto, e nas subcategorias por idade nas modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez. Previamente, ao longo do ano, aconteceram as demais etapas classificatórias em outras cidades-sede.

As competições acontecerão no Centro Esportivo Antônio de Lima, nos Complexos Esportivos Benedito de Lima (Retiro), Romão de Souza (Colônia), Francisco Dal Santo (vila Rami), na Esef, em clubes e escolas parceiras, além do Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, que sediará a cerimônia de abertura.

Um evento similar também já aconteceu na cidade de São Paulo: “No Município de São Paulo já aconteceram duas edições do JOMI, Jogos Municipais do Idoso, mas como não era um evento oficial da cidade, nos últimos dois anos deixou de acontecer”, explica Marly Feitosa, presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, GCMI.

O GCMI foi criado principalmente para ser a voz do idoso na aproximação com o poder público, “de modo que as políticas públicas tenham o olhar da pessoa idosa através de reuniões nas comissões ou nas Assembleias Gerais que ocorrem mensalmente na Câmara Municipal de São Paulo”, afirma Marly.

Demais serviços

A Prefeitura de São Paulo oferece diversos locais e programas para o público idoso, dentre eles a ILPI, Instituição de Longa Permanência para Idosos, criada para abrigar o idoso que não pode ficar sozinho ou não tem com quem morar; o Centro Dia, local para que idosos dependentes de cuidados possam participar de atividades lúdicas, de treinamento de memória, reabilitação das ADVDs; o NCI, Núcleo de Convivência para Idosos, para idosos independentes praticarem atividades focadas em maior convivência, cidadania.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de São Paulo: http://bit.ly/2L65lEy

0 Shares: