Covid-19: novo aplicativo barateia e facilita diagnóstico

Cientistas descobriram animal que produz anticorpos para a doença.

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19, cientistas e estudiosos têm trabalhado a todo vapor em busca de uma cura para a doença. E enquanto isso não é desvendado, uma equipe liderada pelo pós-doutorando do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP Ives Charlie da Silva criou um aplicativo que facilita o diagnóstico.

Uma proteína do vírus responsável por transmitir a doença foi injetada no peixe Zebrafish, que por sua vez produziu anticorpos e os liberou em seus ovos. Os estudiosos separaram esses anticorpos e inseriram em uma fita conectada a um “QR Code”. E como ele funciona?

O usuário adquire na farmácia e é submetido a colocar um pouco da saliva na fita e fazer a leitura do código no aplicativo para saber o resultado. Além disso, através de seus próprios relatos, ele te monitora por 14 dias para acompanhar seus sintomas. Nesse meio tempo, órgãos de saúde pública também são notificados.

A ideia surgiu a partir das semelhanças do animal com o ser humano. O peixe possui mais de 80% de seus genes associados a doenças humanas, além de sistemas e órgãos quase iguais. Outro benefício é que o teste não maltrata o animal e custa menos do que cinco dólares, o que traria o faz ser cinco vezes mais barato do que o original.

Hoje, ele está em fase de validação enquanto a equipe trabalha para quantificar a concentração de anticorpos necessária para fazer o mapeamento de quantos peixes serão necessários para produção em escala global.

Fonte: Jornal USP

0 Shares: