Conselho do Idoso orienta a prevenção ao Coronavírus

Recomendações têm como objetivo evitar a disseminação do vírus entre os mais velhos.

Até hoje, 30 de março de 2020, a pandemia de Covid-19 já atingiu 743.691 pessoas ao redor do mundo, totalizando 35.295 casos fatais, e especialistas afirmam que os números ainda irão crescer. Pessoas com 60 anos ou mais, formam o grupo de maior risco até porque são mais frágeis e têm doenças pré-estabelecidas, como diabetes.

Com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades, o Conselho do Idoso do Estado de São Paulo lançou um comunicado com as principais recomendações para a prevenção ao Coronavírus (Covid-19). Evitar aglomerações é essencial para a não disseminação do vírus e por isso é essencial manter o isolamento social.

O Conselho preparou dicas para situações específicas que englobam a população idosa, conselhos municipais, entidades que trabalhem diretamente com idosos e técnicos de políticas públicas.

A primeira é não entrar em pânico e passar informações de forma sóbria e orientativa, além de divulgar os sintomas emergenciais e lembrar a importância de se vacinar contra a gripe.

Para as Instituições de Longa Permanência (ILPIs), é recomendada:

. proibição de visitas, restrição apenas para familiares e em número reduzido;

. orientação sobre a higienização das mãos e utilização de álcool em gel;

. higienização de todos os móveis e equipamentos.

Há medidas também para os Grupos de Convivência, que devem optar por suspender as atividades no momento, divulgar orientações para evitar o contágio e implantar atividades à distância.

Para as Prefeituras, é sugerido que liberem as pessoas Idosas que trabalham nessas Instituições para que permaneçam em casa, além de garantir que os remédios de distribuição gratuita sejam cadastrados e encaminhados em suas casas. A sugestão é também acrescer álcool em gel e máscaras faciais.

Bancos podem criar horários que evitem aglomerações, criar espaços ou formas que não deixem os idosos vulneráveis e em risco, pensar em formas de profilaxia de caixas eletrônicos com álcool gel, oferecer máscaras faciais para os idosos.

Para conferir o comunicado completo com mais informações de medidas preventivas, clique aqui.

E lembre-se: lave bem as mãos e se possível, fique em casa. Vamos cuidar de nós e daqueles ao nosso redor.

0 Shares: