Como evitar as quedas em casa?

Quedas são os acidentes mais frequentes entre pessoas com mais de 60 anos.

Todos nós temos na lembrança um acontecimento com alguém próximo que sofreu uma queda em casa. E com o aumento da expectativa de vida esses fatos podem ser ainda mais frequentes. Segundo projeções do Fundo de Populações das Nações Unidas, uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. A previsão é que em 2050 haverá mais idosos que crianças.

No Brasil, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que quedas são a primeira causa de acidentes em pessoas com mais de 60 anos. A razão por traz disso é a fragilidade adquirida através de mudanças que envolvem equilíbrio e fraqueza muscular.

A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) listou algumas sugestões para prevenir as quedas. São medidas simples e fáceis de implantar:

Piso: coloque pisos antiderrapantes e observe se há algo solto no piso dentro de casa e também no quintal. Importante evitar tapetes e tapetinhos soltos pelos ambientes;

Banheiro: instale barras de segurança e apoio no box e em volta do vaso sanitário;

Escadas: devem ter corrimão, boa iluminação e piso antiderrapante;

Iluminação: troque abajures por luminárias para evitar pontos escuros. Luzes com sensor de movimento podem ser úteis nos corredores;

Sala e corredores: não deixe pequenos objetos espalhados pelo chão. Evite sofás muito baixos e macios para reduzir a dificuldade na hora de levantar;

Quarto: importante ter um interruptor de luz ou um abajur ao lado da cama para evitar que a pessoa mais velha não levante no escuro.

Além dessas dicas, o Guia Para Prevenção de Quedas tem outras orientações.

Confira: http://www.sbait.org.br/files/guia_idoso.pdf

Oriente seus familiares, compartilhe essa matéria. Você pode evitar um acidente com graves consequências para quem passou dos 60 anos.

0 Shares: