Sono 50+: como dormir melhor

 O que podemos fazer para evitar a insônia na maturidade.

Ninguém tem dúvida que uma boa noite de sono contribui para uma vida longa e saudável. Sabemos que o sono não é só um tempo de descanso, mas uma necessidade vital para regular as funções do organismo. Mas, como não sofrer com as mudanças do envelhecimento que afetam nossas noites de descanso?

A especialista Silmara Bueno explica que o tempo ideal de sono varia para cada pessoa, mas na média os adultos precisam de sete a oito horas de sono por noite, necessidade que muda para os maduros, especialmente a partir dos 60 anos. “Nessa idade é maior a dificuldade para pegar e manter o sono, além da tendência de acordar várias vezes à noite”, diz Bueno.

O médico especialista em longevidade saudável, Izaac Nava, complementa destacando que a causa é a redução da produção de melatonina, o hormônio do sono. “Uma pessoa com 60 anos passa a ter metade da produção de melatonina de outra com 20 anos de idade”.

Geralmente os que têm mais de 60 anos já não dormem mais de oito horas por noite, têm o sono mais leve e um pouco de dificuldade para adormecer. Quem está nessa faixa etária deve observar as mudanças e buscar alternativas para compensar o organismo. “O importante não é a quantidade de horas dormidas, e sim a qualidade do sono e a necessidade de cada um”, ressalta Silmara, que criou a Personal do Sono com foco nesse tema.

Para melhorar a qualidade da sua noite, os especialistas reforçam algumas recomendações básicas:

– não dormir com a TV ligada;

– relaxar antes de deitar. Uma boa opção é um banho morno antes de ir para a cama;

– não beber álcool, nem bebidas estimulantes à noite;

– evitar comer antes de deitar;

– manter o quarto com temperatura e iluminação agradáveis;

– não praticar exercícios físicos antes de dormir;

– criar uma rotina de horários para dormir e acordar;

– evitar bebidas com cafeína após o meio dia para quem é sensível à cafeína.

 

Se você está com esse problema, tente seguir essas dicas e, se o problema persistir, procure um especialista. Dormir bem fará com que você viva mais e melhor.

0 Shares: