Quer viver mais e melhor? Fortaleça os músculos!

Happy mature people doing exercises in gym to stay fit

Os exercícios de musculação diminuem o risco de doenças para quem tem mais de 60 anos.

A partir dos 25 anos, o corpo começa o processo de envelhecimento, e depois dos 50, perdemos cerca de 10% de massa muscular por década. Por conta disso, é muito importante a realização de exercícios para fortalecer os músculos desde cedo, especialmente na adolescência.

Mas, será que os 60+ também podem realizar essas atividades? A resposta é devem! “Com o tempo, as articulações começam a se desgastar, e os exercícios de musculação ajudam a manter a força necessária para realizar atividades diárias e prevenir doenças”, afirma Sandra Nunes, educadora física e coordenadora técnica do Instituto Biodelta.

O médico fisiatra e fundador do Instituto, José Maria Santarém, também fala sobre os benefícios para a melhora da qualidade de vida: “Têm efeito na promoção de saúde cardiovascular, evitando a aterosclerose, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a insuficiência arterial”.

Existe um estudo em andamento que analisa o benefício da substância produzida pelo músculo para o controle do Alzheimer. Até então, ele tem uma relação íntima com a memória, mas não foi comprovado.

E não existe uma idade máxima para se exercitar. Contanto que tenha disposição, é indicado o treino duas vezes por semana, por até uma hora, sempre com indicação e supervisão médica. “Força muscular todo mundo é capaz de ganhar em qualquer fase da vida”, afirma Sandra.

Lilia Junqueira, de 82 anos, é aluna do Biodelta há 16 anos e se sente muito bem após realizar os exercícios. “Procurei a academia após sentir muitas dores no joelho”, explica. Maria Correa Pires, de 82 anos, é aluna há um ano e meio e sente os benefícios. “Já emagreci muito, o ânimo melhorou, as dores melhoraram”, conta Maria.

E você o que está esperando para começar a exercitar seus músculos? Veja as possibilidades que você tem em sua cidade e comece ainda essa semana. Sua saúde agradece.

0 Shares: