Natação é sempre uma boa opção de exercício

Veja os benefícios que nadar traz para a sua saúde

Ao pensar em piscina, a primeira lembrança que vem para o público mais maduro é a hidroginástica. Mas não é só isso que os 50+ podem fazer na água! Natação também é um ótimo exercício para o corpo e traz grandes benefícios para a saúde.

E pouco importa se você já sabe nadar ou quer começar agora. O importante é tomar coragem, vestir o maiô ou a sunga e se jogar na piscina! O coordenador de natação da Competition Academia, Thiago Lopes, destaca que “nunca é tarde para começar, deixe o medo e ou a vergonha de lado”.

“Nessa faixa etária, independente da sua condição física, deve-se buscar exercícios que melhorem o sistema aeróbio, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo, por isso a natação é recomendada”, explica.

Nadar queima calorias e fortalece os músculos! É um esporte que exercita todos os grupos musculares: braços, pernas, tórax, abdômen e glúteos. Também é um excelente exercício aeróbico, ajudando na parte cardiorrespiratória e na circulação sanguínea, deixando o coração, artérias e pulmões mais saudáveis.

Isso tudo sem o impacto que muitas atividades podem trazer. “Por isso, quem pratica natação tem menos lesões musculares e articulares, como nos joelhos e tornozelos”, explica Thiago. A atividade também protege as articulações, ajudando a tratar doenças como artrite e osteoporose.

E se você tem problemas respiratórios, como asma, natação também é para você, pois segundo o coordenador da Competition, “ajuda a dilatar os brônquios e reforçar a musculatura pulmonar, além da umidade da piscina evitar as crises”.

“Estudos recentes mostram que a natação melhora a capacidade de raciocínio, alivia os sintomas de doenças cerebrais como o Alzheimer e promove maior equilíbrio e coordenação motora”, completa Thiago.

Então, aproveite! Mas não se esqueça de antes fazer uma avaliação física, ver quais são suas necessidades e seus objetivos com a atividade para ter uma indicação adequada.

Também é preciso fazer uma avaliação médica para verificar possíveis problemas de pele que possam ser transmitidos pela água.

0 Shares: