Juntando Pontas: serviço de companhia aos 60+

Iniciativa capacita profissionais para virarem empreendedores do cuidado social.

Hoje em dia existem diversas instituições e pessoas interessadas no cuidado da pessoa idosa, principalmente na área da saúde, como enfermagem, fisioterapia e gerontologia. Mas, o que fazer quando o 60+ quer apenas alguém para fazê-lo companhia?

O Projeto Juntando Pontas surgiu para acolher o idoso que muitas vezes é isolado em sua residência. Para isso, profissionais foram capacitados para que possam ajudá-los nesse momento, não só durante a pandemia, mas em todas as atividades que eles necessitam fazer e não têm companhia, como ir à farmácia, supermercado, cinema, teatro.

A gerente do projeto, Silvia Scagliarini, explica que os atendimentos, iniciados oficialmente em março, foram um sucesso: “Os idosos estão nos fazendo pedidos dos mais diversificados. Tivemos um idoso que quis companhia para jogar gamão, outro que quis fazer aula de piano, falar francês”.

Desde agosto de 2019 o “Juntando Pontas” capacita profissionais para se tornarem empreendedores do cuidado social, que vão até a casa dos idosos para as atividades de lazer. Pessoas com mais de 40 anos com uma graduação podem se inscrever gratuitamente e assim terão um treinamento a partir de um curso de 120h com profissionais da área de saúde, geriatria, gerontologia. Até hoje 90 pessoas já o realizaram e estão aptas a participarem do projeto.

Muitos confundem um empreendedor do cuidado social com cuidadores de idosos. Silvia explica que a principal diferença é no foco dado ao cliente. “Um cuidador se atenta mais na parte de alimentação, higiene pessoal, medicação. Nós trabalhamos a parte lúdica, com estímulo à memória, ações cognitivas. Nosso trabalho não envolve trabalho formal, e sim cotidiano e lazer.”, esclarece a gerente. O principal objetivo é trazer apoio à família, que muitas vezes não tem disponibilidade para ficar com o idoso durante o dia.

Pandemia

Com a pandemia de Coronavírus, o Juntando Ponta teve de suspender os atendimentos presenciais, migrando para o mundo digital. Hoje, os interessados poderão receber o serviço via telefone, onde o profissional a poderá atualizar sobre as notícias, contar uma história ou conversar sobre algo do interesse dele para trazê-lo mais próximo ao momento presente; ou por videochamada, fazendo aulas de pintura, memória, ginástica, para retomar o contato social.

Inserção Digital

Como os atendimentos são digitais, o treinamento dos profissionais está sendo reforçado para que eles conheçam mais sobre a tecnologia que está sendo usada, a Jive, que oferece serviço semelhante ao do Zoom. A partir disso, eles vão ensinar o idoso, com apoio do familiar, a entrar nessa ferramenta, auxiliando e interagindo com ele para o uso da tecnologia.

“Não deixa ele fora do contexto tecnológico do século XXI. Muito importante essa rede de apoio ensinando e contribuindo para que o idoso permaneça conectado ao mundo atual.”, conta Silvia.

Além disso, a gerente enfatiza que o mundo está passando por muitas transformações, e até os mais longevos estão querendo aprender e estar dentro da tecnologia para não perderem a conexão, ainda mais nesse momento novo, onde nós temos a barreira do isolamento social e temos que voltar a ter uma interação muito mais virtual.

Como participar

Se você tem mais de 60 anos e reside no Estado de São Paulo, pode se inscrever no site do Juntando Pontas a partir de um formulário, mensagem nas redes sociais ou pelo telefone (11) 4858-7453. Um familiar também pode participar dessa etapa, o auxiliando. Um profissional que combine mais com as exigências do idoso fará contato com o interessado.

Na etapa presencial, que no momento está paralisada, os atendimentos são feitos apenas na cidade de São Paulo. O Juntando Pontas é um projeto conveniado ao Governo do Estado de São Paulo, que faz parte do Conselho Estadual do Idoso e da Associação B’nai B’rith de São Paulo. Acesse o portal e suas redes sociais e saiba mais:

Portal: www.juntandopontas.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/JuntandoPontas/

Instagram: https://www.instagram.com/juntandopontas

Youtube: https://bit.ly/30TB7gt

0 Shares: