Desenvolvemente: projeto de socialização dos 60+

Encontros promovem troca de experiências entre os maduros.

As estatísticas mostram: os 65+ já representam 10,53% da população brasileira, e a tendência é que esse número dobre nos próximos anos. E conforme o público envelhece, maior a necessidade de recursos que possam atendê-los.

O DesenvolveMente Senior foi criado em 2017 para levar conhecimento ao público maduro a partir de encontros semanais para troca de experiências com a participação de um tutor, professor ou palestrante. A Professora Doutora Renata Hebling Marins, idealizadora do projeto, explica que havia muita receptividade e participação nos encontros presenciais.

“A gente se reunia em uma sala de reuniões de uma grande padaria de Sorocaba, a Padaria Real. Uma vez por mês, temos nosso Clube de Leitura e os encontros são em uma Faculdade, a ESAMC”, complementa Renata, que hoje está sem previsão de retorno por conta da pandemia. O projeto ainda não possui uma sede oficial.

Os assuntos abordados são dos mais diversos, desde Direito até aulas de Lógica, História, autoconhecimento, etc. Todos os idosos que frequentam o DesenvolveMente têm um perfil Facebook e no Instagram. “Importantíssimo ter uma rede de apoio. Acabo de assumir a Presidência do Conselho Municipal do Idoso de Sorocaba e acredito que sem uma rede nada acontece. Temos que ter uma rede harmônica com funcionamento integrado. Estamos tentando esta rede em Sorocaba”, explica Renata.

A lista de benefícios é imensa, mas a socialização, entretenimento e troca de experiências trazem conhecimento e liberdade para melhores escolhas. Qualquer um pode participar, são 20 vagas e basta se cadastrar previamente e pagar o valor simbólico de R$ 25,00.

Pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, as atividades foram suspensas por tempo indeterminado. Mas, isso não impede que o projeto continue ativo. A criadora explica que todos os dias realiza uma transmissão ao vivo no perfil no Instagram da Desenvolvemente Senior.

“Já totalizei 59 LIVES, e na quarentena também estou telefonando para todos os contatos de idosos”, explica. Ela conta que, a partir dessas ligações, já ajudou com compras online e atividades do dia a dia.

“Os idosos precisam estar informados, isso diminui a distância entre jovem e idoso e faz a sociedade mais coesa. Além disso, como sou da área da Saúde, entendo que assuntos diferentes podem promover novas conexões cerebrais e prevenir doenças senis.”, finaliza a doutora.

Voluntariado

Para quem se interessa pelo assunto, a DesenvolveMente também possui uma parte voltada para o voluntariado, o Café & Atualidade, que acontece toda semana nas unidades Centros de Convivência de Sorocaba.

“É realizado uma manhã por semana, com leitura do jornal “O Cruzeiro”, de maior circulação, onde lemos as notícias mais importantes e discutimos.”, conta Renata.  São 20 vagas por semana, sendo feito um revezamento das presenças/participações. Cada idoso pode levar a peça de jornal pra casa e ler. Esses encontros são gratuitos e qualquer um pode participar.

Para maiores informações sobre como participar e detalhes sobre o trabalho, acompanhe a DesenvolveMente Senior nas redes sociais:

Site: http://desenvolvemente.com.br/

Facebook: www.facebook.com/desenvolvementesenior

Instagram: www.instagram.com/desenvolvementesenior

0 Shares: