Aprenda a usar o Linkedin para o mercado de trabalho

Plataforma que conecta profissionais de todas as áreas está em crescimento

Você já ouviu falar em Linkedin? Sabe para que serve e como utilizar corretamente? Vamos explicar e dar algumas dicas básicas para você melhorar as suas conexões profissionais.

O Linkedin é uma rede social voltada à utilização profissional. Você mantém seu perfil atualizado como se fosse um currículo, se conecta a outras pessoas, profissionais de quaisquer áreas, e ainda pode publicar textos, enviar mensagens, reagir e comentar publicações de outros.

Com redes sociais nós já estamos acostumados (em especial o Facebook), mas o Linkedin é para ser usado de outra forma. Não é para postar mensagens de “bom dia” ou fotos aproveitando a vida, e sim para ter acesso e publicar tudo que seja interessante à sua vida profissional.

Pela ferramenta também é possível procurar e ofertar empregos! Sim, não é só mais pelo envio de currículos que se consegue uma vaga. Hoje você pode seguir empresas que te interessam ou procurar vagas com seu perfil, do mesmo modo que as empresas e profissionais podem procurar você.

Ao redor do mundo são 500 milhões de usuários do Linkedin, sendo 29 milhões de brasileiros. E você? Já faz parte? Veja algumas dicas bem interessantes que separamos para você.

1) Mantenha seu perfil completo e atualizado
Preencha suas informações pessoais, suas experiências profissionais, suas competências e todas as informações pedidas.

2) Conecte-se a outros profissionais
É importante estar conectado com quem você conhece, seus colegas de profissão e até pessoas e empresas que te interessam. Assim você fica sabendo de assuntos que interessam a você.

3) Recomende e seja recomendado
Recomende os profissionais que você conhece nas áreas que eles se destacam. Também é importante que seus contatos te recomendem, pois isso dá mais visibilidade e credibilidade ao seu perfil.

4) Participe de comunidades
Existem comunidades e fóruns das mais diversas áreas e é importante participar daquelas que te interessam e que têm relevância na sua área. Por ali você fica antenado nas novidades e tem a oportunidade de conhecer novos profissionais.

5) Publique e compartilhe
Sempre que tiver algo que possa contribuir com a rede profissional, publique. Compartilhe o seu conhecimento. Também saiba compartilhar do conhecimento dos outros e consumir os conteúdos publicados.

6) Aja profissionalmente!
Lembre-se que o Linkedin é uma rede social profissional e, portanto, você deve se comportar ali como se comporta em um ambiente de trabalho. Seja educado, colaborativo e interativo.

Aproveite, se inspire e utilize. É gratuito! Embora tenha uma opção paga, a Premium, que apresenta outras ferramentas, dá para utilizar tudo que foi citado acima sem pagar nada.

0 Shares: